CARREIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E
EMPRESARIAL

Índice de Empregabilidade

Esta tabela foi desenvolvida para ajudar aos profissionais de diferentes áreas, na difícil tarefa de saber como está perante o mercado e o que falta desenvolver para estar em condições de pleitear as vagas de emprego que almejam.

A ideia é que, ao preencher a tabela, você consiga saber como está sua empregabilidade e o que priorizar em seu desenvolvimento profissional. Que cursos fazer? Em sua área, é mais importante, cursos acadêmicos ou, neste momento, você deve buscar cursos técnicos e de formação específica?

É importante considerar tudo aquilo que para a sua área, seja um atributo relevante. Por exemplo: para algumas áreas, ter um ótimo networking, é imprescindível para se manter empregável. Para outras, um currículo muito bem elaborado é imprescindível para conferir visibilidade ao profissional.


Colhendo as informações do perfil desejado

Para utilizar a tabela é preciso que você a preencha com os atributos exigidos pela sua área. Para que sua análise seja real, é recomendável que você utilize três fontes para compor o perfil ideal:

Atributos de profissionais renomados

Anúncios de vagas

Processos seletivos
Junte todas as informações coletadas e compare. Verifique quais informações, aparecem nas 3 fontes. Essas informações evidenciam o perfil que interessa ao mercado de trabalho. Representa aquilo que as empresas estão procurando num profissional. Portanto, se você desenvolver tais atributos se tornará “mais empregável” aos olhos dos empregadores.

Preenchendo a tabela Índice de Empregabilidade

- Depois de obter as informações, preencha a coluna Atributos com aquilo que a área espera de um profissional (no exemplo, a área de Contabilidade)

- Na coluna Peso, preencher de acordo com valor que a área confere para aquele atributo. Siga a classificação abaixo:

     - Imprescindível
     - Muito importante
     - Necessário
     - Desejável/Diferencial
     - Desnecessário

- Nas colunas Grau de Domínio e Pontos, preencher conforme abaixo:

     - Atende plenamente – 4
     - Atende em grande parte – 3
     - Atende parcialmente – 2
     - Atende minimamente – 1
     - Não atende – 0

Para cada atributo exigido pela área, você deverá conferir a nota 4 (coluna Referência). A área sempre terá nota 4, e você deverá trabalhar para igualar a sua nota pessoal a 4. Se você atender plenamente a exigência da área, terá nota 4, caso você não reúna, minimamente, o conhecimento necessário, terá nota 0 e, a missão de desenvolver esse atributo da vaga/área para estar se tornar interessante para o mercado.

Exemplo 1: Se graduação for imprescindível para a área e você não ingressou na faculdade, você Não Atende a expectativa do mercado, portanto, sua nota é igual a 0. Para se tornar mais empregável, você deverá ingressar e concluir uma faculdade.

Exemplo 2: Se em seu cargo ou área, ter inglês fluente for Necessário (porém não imprescindível) e você tiver inglês avançado, você tem 3 pontos e Atende em grande parte a necessidade do mercado. Ter inglês fluente, conferiria a você 4 pontos. Seu trabalho, então, para se tornar mais empregável, será estudar para alcançar a fluência no inglês.

Após o preenchimento da coluna Atributos com todas as informações colhidas, deve-se somar as notas de Referência para obter um total. Este valor equivale ao Índice Profissional, ou seja, o referencial numérico que o profissional buscará alcançar. Compare seu grau de domínio em cada item e atribua notas de 0 a 4. Ao final, some e o resultado obtido será seu Índice de Empregabilidade.

Na tabela exemplo, o profissional de contabilidade soma 26 pontos. Isso quer dizer que, ao comparar sua qualificação profissional com o perfil ideal da área, verificou que, em alguns itens, tem menor grau de domínio, que o considerado necessário pela área. Neste exemplo, faltam 14 pontos para estar de acordo com o que pede o mercado. Seu trabalho é analisar todos os atributos em que está com menos de 4 pontos e trabalhar para elevar a pontuação de todos esses itens a 4. Deve trabalhar para elevar seu Índice de Empregabilidade para 40.

Obs1: Sugere-se que você reúna 10 atributos da área, de forma a somar 40 pontos. Mas caso sua tabela reúna mais atributos não haverá problema.

Obs2: Caso você tenha feito algum curso na área, não mencionado no perfil ideal ou tenha alguma qualificação pouco presente na composição desse perfil ideal, você deve pontuar em seu Índice de Empregabilidade, atribuindo 1 ponto por item.


Se quiser saber como utilizar o ÍNDICE DE EMPREGABILIDADE para desenvolver as competências que necessita, entre em contato:
Telefone: (11) 97239-2678
E-mail: sergiodavid@canaldesenvolver.com
Facebook: Sérgio David Coach

 Copyright � 2010 S�rgio David - Canal Desenvolver
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo Amaro