CARREIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E
EMPRESARIAL

Dicas de Comunicação

Processo Seletivo:

Uma das dúvidas mais frequentes vindas de profissionais que buscam trabalho é como se comportar num processo seletivo para ter chance de ser aprovado. É preciso ficar atento a como se age nessas ocasiões sim e, um dado muito importante nesse processo é como você se comunica com o selecionador. A gente comunica algo quando fala e quando cala e precisa cuidar do que está comunicando. Para tanto, seguem abaixo 9 dicas que poderão ajudar você a entender como se posicionar num processo seletivo:

- Deixe o selecionador conhecer sua história – ninguém conhece sua história profissional melhor do que você, portanto é importante que você fale sobre ela. É comum, por acanhamento ou nervosismo, os candidatos ficarem monossilábicos, apenas respondendo perguntas e oferecendo muito pouca oportunidade do selecionador perceber o quão adequada a pessoa está para ocupar a vaga que está aberta. Às vezes, a pessoa tem o perfil, mas não ajuda o avaliador a perceber.

- Seja sincero ao falar, pois seu comportamento pode denunciar você – muitas vezes, ao tocar em algum assunto com o qual não se sente muito a vontade, o candidato opta por mentir ou encobrir alguma informação. Um selecionador mais experiente pode perceber isso, pois existem mensagens dadas pelo nosso gestual que denunciam que estamos mentindo e isso compromete sua imagem diante do seu avaliador. O melhor caminho é a verdade.

- Selecione o que dizer sobre sua carreira para manter o interesse do selecionador em seu discurso – Em uma hora de entrevista, certamente, você não conseguirá detalhar tudo o que já fez em sua carreira, portanto, selecione as informações que trará para essa conversa pensando na relevância do episódio em sua carreira e no grau de interesse que possa ter para a vaga em questão.

- Saiba ouvir o selecionador – Não deixe a ansiedade tomar conta de você, não interrompa, nem atropele o selecionador. Ouça o que ele tem a dizer e constate que informações deseja ouvir a seu respeito.

- Questione sobre a função e os desafios da área – Ao questionar sobre a função e o trabalho que será realizado, você demonstra interesse e tem a oportunidade de selecionar em seu histórico profissional passagens de sucesso em atividades semelhantes.

- Evite perguntar sobre remuneração durante a dinâmica ou na primeira entrevista – Ao perguntar sobre salário e benefícios no momento errado, você pode passar a impressão de que este é seu único interesse. Tranquilize-se, o selecionador já checou (se não o fez, fará) se sua pretensão salarial está dentro do proposto pela empresa.

- Não fale mal de pessoas ou antigos empregadores – Nada pior e mais deselegante do que falar mal de quem já te empregou. Dá a impressão de que você fará o mesmo ao sair da nova empresa.
- Não confunda energia e proatividade com grosseria e desrespeito – Durante uma dinâmica de grupo, entenda, estão verificando como você se porta junto a outras pessoas. Não dar chance do outro se colocar, interromper, criticar as ideias ou ignora-las e impor suas ideias, só mostram que você não trabalha bem em equipe. Busque uma forma adequada de conquistar espaço e se fazer ouvir.

- Certifique-se de como será a comunicação após o processo e saiba aguardar – Nada incomoda mais os selecionadores do que candidato que não para de ligar e de mandar e-mail pedindo retorno. Combine com o selecionador como será o retorno e, se ele pedir para você aguardar, procure aguardar.


Para liderança:

O líder é o responsável por garantir uma boa comunicação dentro da equipe, assim como por ser a ponte entre empresa e colaborador. Um líder que se comunica bem gera maior credibilidade aos liderados e pode garantir a motivação e alta performance da equipe, além da melhoria contínua de resultados. Para tanto, segue abaixo 10 dicas que poderão ajudar você a extrair o melhor de sua equipe:

- Diga ao novo liderado, exatamente, qual é a sua expectativa com relação ao trabalho dele – é preciso que o liderado entenda logo que chega à sua equipe, o que e como você deseja que ele entregue.

- Ofereça toda informação necessária para que ele realize seu trabalho – é importante munir o profissional de toda a informação que diga respeito à sua área (não só da função) pois isso ajuda a entender a dinâmica da área e da empresa, o que ajuda a realizar entregas com maior qualidade.

- Cheque o entendimento do liderado acerca da informação passada por você – por mais claro que você tenha sido, é sempre possível que alguém não entenda sua mensagem e, consequentemente, não entregue o que você precisa. Portanto, verifique o que o liderado absorveu, questionando “o que você entendeu de tudo o que falamos?”.

- Filtre a informação que recebeu antes de passar para sua equipe – as vezes o líder sai de uma reunião em que recebeu cobranças duras ou recebeu informações estratégicas. Nos dois casos é preciso filtrar a mensagem que vai passar à equipe. É preciso cuidado para não despejar a bronca que recebeu na equipe e para só passar pra frente a parcela de informação que interessa aos liderados.

- Declare os objetivos e a missão de sua área para que ele saiba pelo que trabalha – as pessoas precisam saber qual é a sua causa, ou seja, pelo que estão trabalhando. Isso gera motivação e garante que ele próprio cuidará para não sair da rota, uma vez que sabe qual é finalidade de seu trabalho.

- Estimule que ele manifeste suas dúvidas sobre a área e sobre o trabalho – você não terá como adivinhar quando cada um de seus liderados tem uma dúvida importante que atrapalhe sua atuação. Mas se for aberto e deixar claro à equipe que tem disposição para acolher as dúvidas que tiverem, eles ficarão a vontade para recorrer a você quando precisarem.

- Dê feedback tanto para redirecionar como para reforçar – feedback é uma das mais importantes ferramentas de gestão e deve ser utilizado toda vez que precisar reorientar um liderado sobre um trabalho que não atendeu a expectativa, mas também deve ser amplamente utilizado para mostrar ao liderado que ele está no caminho certo e que você está atento ao acerto dele.

- Peça feedback sobre seu desempenho como líder – ninguém, mais do que o seu liderado, pode falar sobre os seus acertos e enganos como líder. Portanto, se encoraje e peça feedback sobre sua atuação, de coração aberto para ouvir e sem se justificar.

- Saiba ouvir seus liderados – é preciso disposição para ouvir as dúvidas, os anseios, as queixas e, principalmente, as ideias. É ele quem está com a mão na massa, portanto, é possível que saiba (melhor do que você) o que e como precisa ser feito para alcançar os resultados e/ou resolver os problemas da área.

- Tenha atitudes coerentes com sua fala – um dos principais problemas dos líderes é pregar algo que ele próprio não pratica. Se não quiser perder credibilidade e ver sua equipe se afastar de você, fale somente o que pode fazer e faça tudo aquilo que disser. É preciso ser exemplo.
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