CARREIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E
EMPRESARIAL

Quer resultados melhores? Entenda o que querem de você.
Por Sérgio David


Quer resultados melhores? Entenda o que querem de você.

Trabalho numa instituição de ensino profissionalizante. E, há alguns dias me pediram para dar uma palestra, falando sobre a importância da dedicação dos docentes ao ensino. A idéia era conscientizar os docentes de seu papel como educadores.

Fiquei pensando, então, que relação teria esse assunto, com os temas que, habitualmente, escrevo. Me ocorreu, então, que a missão de educador está intrinsecamente relacionada com as metas e resultados da instituição que este representa.

Vamos refletir sobre isso? O que educação tem a ver com resultados? Afinal, não são empresas que buscam resultados? Que resultados um colégio busca no processo educacional? Será que a expectativa dos alunos afeta o resultado do professor?

Seja na empresa ou no ensino, o que fazer para alcançar resultados?

Lembrei de uma propaganda de TV em que um casal de idosos está na cozinha. Ele, sentado à mesa e ela servindo o marido. Ao ver o prato nas mãos da esposa, ele esbraveja. “Ovo frito com gema mole!? Eu odeio ovo frito com gema mole.” A esposa se espanta e solta um lamento, “mas meu velho, faz mais de 40 anos que sirvo a você ovo frito com a gema mole...”. E, ele conclui, dizendo que nunca gostou.

O que isso tem a ver com o assunto inicial? Tudo!!

Não é possível alcançar resultados, sem compreender a expectativa daqueles a quem buscamos atender. Diria mais, não é possível alcançar o resultado previsto, sem se empenhar para atender a essa expectativa.

Toda meta ou resultado, seja de ordem pessoal ou profissional surge em atendimento a uma expectativa. E, entre o aparecimento da expectativa e o alcance do resultado, precisa haver um agente mobilizador. Este elemento representa o elo entre as duas extremidades. É a ponte que conduz a expectativa a sua satisfação. Ou seja, este agente (leia aqui, profissional) tem o papel de buscar o resultado que, nada mais é, que a satisfação da expectativa inicial.

Tudo estaria perfeito, se não fosse o fato do agente mobilizador não compreender o seu papel. O profissional, muitas vezes, não entende que tem metas a cumprir. Ou, quando reconhece que tem metas, muitas vezes, não percebe que precisa entender o que esperam de seu trabalho, para só então, ir atrás dos resultados.

A senhora idosa da propaganda tinha como meta/objetivo, agradar ao marido. E, se empenhava nisso; arrumava a mesa, fazia o prato e levava ao marido com todos os elementos que ela achava que ele gostava. Sim, “achava”, porque pelo visto ela nunca perguntou de que ele gostava. Conclusão: o resultado foi desastroso.

O objetivo não foi alcançado. O marido ficou irritado pelo aparente descaso da companheira com sua necessidade e a esposa ficou frustrada por ter dado o seu melhor e não ser reconhecida por isso.

De volta ao ponto inicial, percebo que muitos professores não compreendem que, para alcançar seu resultado, é preciso conhecer, entender e se empenhar para atender a expectativa dos alunos. É preciso estabelecer um compromisso com os objetivos da instituição. Para os professores cujo compromisso seja “dar aulas”, é possível que baste passar toda matéria, para que saiam satisfeitos, acreditando que seu resultado foi alcançado. Tenha o aluno aprendido ou não.

Já, àqueles professores que estabelecem compromisso com o aprendizado dos alunos, não será suficiente transmitir a informação. Estes só sentirão que cumpriram sua missão, quando souberem que seus alunos aprenderam. Neste momento, seus clientes terão sua expectativa atendida. E, não é diferente na empresa. Não queira fazer como a velhinha, e oferecer à empresa resultados que você não sabe se atendem a expectativa da organização.

Compreenda o que esperam de você e não se engane ao estabelecer compromisso com objetivos que só atendem a você mesmo.

Pense nisso.

 Copyright � 2010 S�rgio David - Canal Desenvolver
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo Amaro