CARREIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E
EMPRESARIAL

Conheça a estratégia para obter melhores resultados
Por Sérgio David


Conheça a estratégia para obter melhores resultados

Eu estava trabalhando outro dia num treinamento de liderança para uma equipe de gestores. Como em todo processo de construção de conteúdo, leio muita coisa e fico com a cabeça a mil, porque todas as ideias me parecem boas e aplicáveis. Pensando no papel e nas atribuições do gestor, finalmente, me ocorreu o modelo didático que me pareceu mais adequado, então, resolvi registrar aqui para compartilhar com outros gestores.

Primeiramente, vale destacar, em linhas gerais, os aspectos mais relevantes do papel de um  gestor. Gerir uma equipe implica em gerenciar, acompanhar e desenvolver pessoas; diagnosticar o ambiente profissional, planejar e implementar estratégias para manutenção e/ou melhoria contínua de performance da equipe, analisar indicadores afim de alcançar resultados. Bastante coisa, não acha?

Resumindo tudo, gerir equipes é extrair o melhor das pessoas e aplicar no trabalho.

Para tanto, é preciso conhecer muito bem os resultados que precisa alcançar. É muito importante que um gestor conheça a direção que a empresa quer dar aos negócios.

Você sabe qual é a estratégia da sua empresa? Sabe como ela espera que o produto que comercializa seja visto pelo mercado? Sabe como ela espera que o seu trabalho seja realizado?

Se não sabe essas respostas, tome isso como uma tarefa para casa.

Vou chamar de objetivos estratégicos as definições da empresa, sobre onde deseja chegar – todas  as metas e resultados que trouxerem para a empresa maior visibilidade ou colaborarem com a estratégia do negócio. Então, refaço a pergunta: quais são os objetivos estratégicos da empresa?

Obtendo tal informação sobre a empresa, o gestor tem os elementos necessários para estabelecer o foco de seu trabalho e criar sua estratégia para realizá-lo. E, como ainda estamos falando de planejamento, também chamo de objetivos estratégicos, os resultados que sua área precisa alcançar para aproximar a companhia da realização de sua estratégia.

Bom, se você traçou seus objetivos estratégicos, já deve ter constatado que precisará promover algumas ações para fazer com que o resultado venha. A esse trabalho intermediário de construção do percurso até o resultado, darei o nome de objetivo operacional, pois é o que prepara o terreno para que você siga com a estratégia planejada. O seu caminho até o alcance do objetivo estratégico da área e da empresa é composto por vários objetivos operacionais. Por exemplo, se você tem como objetivo estratégico, elevar as vendas da área para o dobro do que é hoje, poderá ter as ações seguintes como objetivos operacionais: fazer um estudo para entender porque os clientes não compram, ou entender porque sua equipe não vende mais, também a capacitação da equipe para melhoria de performance, ou ainda a readequação da abordagem de atendimento.

Enfim, estou falando de estabelecimento de objetivos e de planejamento estratégico. Conheci muitos gestores que bolavam seu esquema de trabalho sem se preocupar se este estava ou não alinhado com os objetivos da empresa, ou ainda, se iam de encontro com os rumos da organização. Outros gestores, compreendendo que precisavam trazer o resultado, saiam de reuniões corporativas e partiam direto para a ação , sem qualquer planejamento prévio. Agindo por tentativa e erro, ao final, não tinham certeza de qual estratégia, das várias que experimentaram, trouxe o resultado esperado. Além de desperdiçarem tempo precioso na execução, estavam mais tempo do que deveriam, com a mão na massa.

Quando um gestor passa muito tempo, realizando, ele mesmo, tarefas operacionais, automaticamente sai da posição estratégica. E, isso é a morte para um gestor. 80% do trabalho de um gestor, está no plano estratégico e, somente, 20% está no plano operacional.

Busque conhecer os objetivos estratégicos de sua empresa e, então dedique um tempo a elaboração de seus objetivos estratégicos. A partir daí, trabalhe junto de sua equipe para a construção desse caminho, através dos objetivos operacionais.

Experimente esta trilha e depois conte-me os resultados.

 Copyright � 2010 S�rgio David - Canal Desenvolver
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo Amaro