CARREIRA
DESENVOLVIMENTO HUMANO E
EMPRESARIAL

Para Ser um...Ser Feliz
Por Cintia Valdivino


Objetivo: Mostrar os benefícios do Bom Humor

No trabalho, riso é investimento


Bom humor é garantia de sucesso no trabalho porque eleva a auto-estima, facilita o aprendizado, aumenta a sensação de bem estar, aumenta a criatividade e a produtividade.

A predisposição para o bom humor deve ser ingrediente da vida e - principalmente nos dias de hoje - deve ser usada profissionalmente, como ferramenta de trabalho. "A competição e a pressão por resultados dentro das empresas fazem com que o clima no trabalho seja muito tenso. O dinamismo do mercado, se, por um lado, melhorou a produtividade, por outro prejudicou muito o fator humano", aponta Silvio Passarelli, consultor em criatividade e humor.

De acordo com o consultor, uma empresa onde impera a sisudez e o clima tenso não vai muito longe: "As empresas adeptas do riso têm maiores índices de produtividade e são mais criativas".

A cultura reforça as maravilhas do poder do riso: "Lava a alma", "Desopila o fígado", "É sinal de inteligência", "Desarma irados", "Liberta emoções reprimidas", mas, apesar disso, a importância do riso ainda não é consenso geral, principalmente nos locais e nas situações onde ele é mais necessário, como no ambiente de trabalho.

Há muitos estudos no mundo inteiro que comprovam os poderes terapêuticos do riso em doenças graves e terminais. Mariana Funes, escritora do livro Terapia do Riso, cita alguns:

  • Combate o estresse. Durante o estresse, a glândula supra-renal libera corticosteróides que são convertidos em cortisol na corrente sanguínea. Níveis elevados de cortisol têm um efeito imunossupressivo. Pesquisas mostram que o riso reduz os níveis de cortisol, protegendo nosso sistema imunológico. E mais uma informação: se você não liga para estresse, acha que é chique, saiba que o estresse é o elo entre a pressão alta, a tensão muscular, o sistema imunológico enfraquecido, enfarto, diabetes e muitas outras doenças.
  • Já há comprovação científica de que o riso acelera a recuperação de convalescentes e é eficaz no combate à dor. Aliás, o poder do riso de ativar a produção de endorfinas é tão eficiente quanto a acupuntura, o relaxamento, a meditação, os exercícios físicos e a hipnose.
  • Com o riso, suas lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas, um anticorpo que é a sua primeira linha de defesa contra algumas infecções oculares provocadas por vírus e bactérias.
  • Hormônios do estresse produzidos pelas glândulas suprarenais são reduzidos. O nível de cortisol aumenta de forma nociva durante o estresse e diminui significativamente com o riso.
  • A pressão sanguínea aumenta durante o riso e cai abaixo dos níveis de repouso depois.
  • Há uma redução da tensão muscular depois do riso. Há comprovações de que o principal fator que contribui para as doenças ocupacionais, como a Dort (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), é o excesso de tensão muscular.
  • O ar é expelido em grande velocidade de seus pulmões e de seu corpo quando você dá uma boa gargalhada. Seu corpo todo é oxigenado (inclusive o cérebro). Este fenômeno contribui tanto para que você pense com clareza quanto para uma boa forma aeróbica.
  • O riso possui um efeito anti-inflamatório em suas juntas e ossos que contribui para aliviar a dor.
Rir é sinal de inteligência. Quanto maior a capacidade de riso, maior a capacidade de fazer conexões cerebrais.

Portanto, descubra o prazer no trabalho. Faça do seu trabalho a melhor terapia. Crie um ambiente favorável. A sua carreira agradece.
 Copyright � 2010 S�rgio David - Canal Desenvolver
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Rodrigo Amaro